Literatura, Livros

O mapa-múndi da literatura

PUBLICIDADE

 

Qual o escritor mais representativo da França? Seria, talvez, Baudelaire? Rimbaud? Camus? E o da Itália? Será Dante? Da Inglaterra, ficaríamos com Shakespeare, Milton ou Spenser? E da Alemanha, preferiremos Goethe, Schiller ou Thomas Mann? Sempre será difícil escolher um só mestre da literatura para representar um país. Os nomes mudam de pessoa para pessoa e de geração para geração, e não há uma resposta definitiva. O que podemos é debater as escolhas feitas por alguém, ou, talvez, pouco mais do que isso.

Por essa razão, vale dar uma olhada no interessante trabalho do usuário Backforward24, do fórum de discussões Reddit: um mapa-múndi onde cada país é representado pela sua obra literária mais relevante.

Alguns são escolhas canônicas, como o clássico “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo, para representar a literatura mexicana, ou “Guerra e Paz, de Tolstói, como o escolhido da Rússia – assim como Machado de Assis e seu “Dom Casmurro” para representar o Brasil. Outros podem ser alvo de discussão – o que, aliás, é quase inevitável em literatura.

Eis o mapa:

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.732.687 visitas
%d blogueiros gostam disto: