Mundo

O Líbano abraça o laicismo

Secularism in Lebanon - Wikipedia

O Líbano ganhou as manchetes nos últimos dias pelas explosões ocorridas em Beirute, resultando em mais de cem vítimas e mais de mil feridos. Desde a explosão, a bandeira libanesa está a meio mastro no Palácio do Governo de Beiture. Além disso, há uma convulsão social em curso, com protestos espocando em todas as regiões do país. Não é momento para celebrar nada, portanto. No entanto, os próximos dias marcarão os 100 anos da Independência do país. Como conjugar a necessidade de lembrar a data com o estado geral de luto do país?

O presidente Michel Aoun, em discurso recente, atentou para a questão e aproveitou o momento para lançar uma ideia revolucionária: transformar, por fim e para sempre, o Líbano em um Estado laico. Hoje, o presidente do país tem de ser, obrigatoriamente, cristão – ao passo que o primeiro ministro tem de ser, obrigatoriamente, muçulmano.

“Buscaremos uma fórmula que será aceita por todos e que será incorporada à Constituição”, disse ele. 

Não será tarefa fácil. O quadro político libanês é fortemente influenciado pelas divisões religiosas que, desde há décadas, separam a sociedade daquele país. Basta dizer que o Hezbollah, organização muçulmana xiita considerada terrorista pela maior parte do Ocidente, tem assento no parlamento – sentado lado a lado com partidos oriundos de milícias cristãs. Esse modelo parece ter se esgotado.

“Convoco a todos pela proclamação do Líbano como um estado secular. Só ele nos preservará a pluralidade e criará uma real unidade nacional”, disse Aoun. Resta saber se os ideais dos líderes libaneses serão suficientes para confrontar a conturbada história daquele país.

PUBLICIDADE

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.716.004 visitas
%d blogueiros gostam disto: