O Santos FC foi fundado em 1912, num contexto de grande prosperidade de sua cidade de origem, a litorânea Santos, no Estado de São Paulo. Foi extremamente beneficiada pela exportação massiva de café na virada dos séculos XIX e XX, constituindo-se no maior porto da América Latina. De lá escoava a produção cafeeira do interior de São Paulo e para lá se dirigia grande parte dos imigrantes europeus que aportavam no Brasil. Tanta movimentação de pessoas e de capitais abriu espaço para o crescimento do esporte da moda,o futebol, com a criação de dezenas de clubes pela cidade – que, então, não passava de 100 mil habitantes. Um deles foi o Santos Futebol Clube.
Seu primeiro escudo data do ano da fundação e foi utilizado em algumas partidas entre 1912 e 1913. Trazia um círculo preenchido de azul com as iniciais do nome do clube. Na época, o Santos jogava com uma camiseta branca com detalhes em dourado, e as cores oficias do clube eram azul, dourado e branco.
Em 1913, o Santos muda as cores da camiseta e também o escudo. Foi escolhido um distintivo em outro formato, mas mantendo a combinação de letras do anterior. Esse distintivo durou até 1915.
Em 1915, o Santos disputa o campeonato sob o nome de União F.C. Motivo: foi-lhe negado o uso do nome “Santos”, por motivos nunca bem explicados. Para não ficar sem disputar o torneio, os santistas mudam de nome e escolhem um novo escudo às pressas. Após o ano de 1915, o Santos retorna com seu escudo anterior.
Em 1930, o Santos muda novamente de escudo. A combinação de letras é substituída por um escudo semelhante ao anterior, mas radicalmente distinto: uma bola de futebol na parte superior, listras na parte inferior e uma faixa preta com o acrônimo para Santos Futebol Clube no meio. Esse escudo é utilizado até os dias de hoje.
Discussão
Nenhum comentário ainda.