Esportes, Histórias do esporte

História do escudo do Botafogo

Conhecido como o Clube da Estrela Solitária, o Botafogo de Futebol e Regatas começou sua vida esportiva com escudos que enfatizavam a primeira atividade do clube – os esportes aquáticos – e faziam alguma referência pontual ao principal símbolo que ficaria associado ao clube. 

Isso fica claro no primeiro escudo do clube, datado de 1894, quando ainda era chamado Clube de Regatas Botafogo. O escudo faz referência ao remo, à sigla do nome do clube e à estrela, representando a Estrela D’Alva, visível no céu nas madrugadas cariocas, hora em que os remadores acordavam para treinar. 

Esse escudo foi utilizado até 1904, sendo substituído por outro, contendo apenas as letras entrelaçadas, representando a sigla do nome do clube.

Em 1919, o Botafogo lança um novo escudo, reabilitando a estrela de uma maneira diferente: o contorno do escudo ganha a forma dela, com a sigla no seu interior. 

 

Esse escudo foi utilizado até 1942, quando o clube finalmente assumiu-se como o clube da Estrela Solitária. Em vez de combinações de letras, apenas a Estrela D’Alva em um fundo escuro representando o céu. Esse distintivo é utilizado até hoje.

PUBLICIDADE

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.714.097 visitas
%d blogueiros gostam disto: