#futebol, Esportes, Histórias do esporte

Gary Neville e a Superliga Europeia

Sempre gostei de Gary Neville. Acompanhei boa parte dos quase 20 anos – entre as décadas de 1990 e 2000 – em que defendeu a lateral-direita do Manchester United e da seleção inglesa.

Foi a época da ascensão dos laterais ofensivos – os alas, na nova terminologia – aos quais foi dada a tarefa de municiar os atacantes com cruzamentos e investidas no campo do adversário. Neville não era assim: à maneira dos antigos homens de lado de campo – para citar brasileiros: um Zé Maria, um Everaldo, um Wladimir – sua principal função era a de compor a linha de quatro defensiva e dar cobertura para os avanços dos meio-campistas. Na memória dos torcedores do United, ele sempre figurará pela sua capacidade de marcação, sua noção perfeita de posicionamento e sua dedicação total à equipe. Na era de Cafu, Zanetti, Brehme, Roberto Carlos, Ashley Cole e tantos outros, Neville parecia um resquício de outro tempo.

O camisa 4 dos Reds aposentou-se em 2011. Desde então, empunha o microfone da Sky Sports no Reino Unido, onde comenta jogos e comanda entrevistas. Às vezes, lança opiniões políticas: já se posicionou contra o racismo no futebol, criticou o primeiro-ministro conservador Boris Johnson pela má gestão da pandemia e comemorou o impeachment de Donald Trump.

Sua última opinião polêmica foi dada ontem. Trata da nova Super Liga de clubes europeus. As palavras de Gary Neville acerca dessa insanidade provam que, também fora dos campos, ele parece ser um homem de outro tempo. O que , pelo menos nesse caso, é sem dúvida um elogio.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.802.615 visitas
%d blogueiros gostam disto: