Ciências Humanas, Livros

80 anos de José Guilherme Merquior

O fenômeno Merquior • LIVRES

No dia 22 de abril de 1941, em meio à Segunda Guerra Mundial, vinha ao mundo José Guilherme Merquior.

Veio para um mundo em oposição – um mundo onde se opunham ideologias, sistemas políticos, visões de mundo, interpretações e utopias. Um mundo de confrontos.

Confrontos que não se esgotaram com o fim da Grande Guerra: quando o menino Merquior chegou à idade adulta, dividia-se o planeta entre capitalistas e comunistas, exigindo que cada pessoa tomasse uma posição. O rapaz escolheu, então, as duas bandeiras que empunharia: a do liberalismo e a do racionalismo. Levou-as consigo pelo mundo e defendeu-as nos campos de batalha que escolheu pisar: no ensaio, na crítica literária e nas mil incursões pelas Ciências Humanas, da sociologia à estética, da antropologia à economia.

Sua presença na vida cultural brasileira foi marcante. Apresentou autores, lançou debates, provocou opositores, agregou companheiros para novos caminhos. Parte dessa presença está em seus livros: “De Anchieta a Euclides”, “Liberalismo Antigo e Moderno”, “A Razão do Poema”, “O Marxismo Ocidental”, “A Estética de Lévi-Strauss” e muitos outros. Outra parte está nos artigos que publicou em diversos jornais ao longo de mais de vinte anos – a maioria deles ainda inédita.

Merquior envelheceu muito bem. Tudo, absolutamente tudo, o que escreveu continua a nos interessar. Resta saber se o Brasil de hoje – aprisionado em confrontos de baixo nível – ainda terá interessados à altura de seu pensamento.

Entrevista com José Guilherme Merquior em 1981

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.761.188 visitas
%d blogueiros gostam disto: