Literatura, Livros

A Londres de Clarissa Dalloway

Os dias de junho são agradáveis em Londres. Excetuando pontuais ondas de calor mais forte, o verão naquelas latitudes jamais castiga as pessoas da maneira como nós, da parte subtropical do mundo, estamos acostumados. Nesses dias, é possível acordar com manhãs frescas, bem temperadas pelos ventos que sopram do Tâmisa e encontram os apressados londrinos em suas lidas diárias.

Uma dessas manhãs foi aquela, de junho de 1923, em que Clarissa Dalloway saiu de sua casa para comprar flores. Abriu a porta e foi recebida pelo ar matutino, que lhe pareceu “como o tapa de uma onda; como o beijo de uma onda”. Era Londres, a sua Londres, que a recebia para mais um dia de verão. Esse dia, que dá início a “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, é um dia londrino, passado em Londres e entre londrinos.

A Londres pela qual Clarissa passeia é uma cidade em transição. As melhorias urbanas e a migração para os subúrbios saneiam a metrópole, muito mais agradável nesse século do que no anterior. Os automóveis já são um transporte popular, e os famosos ônibus de dois andares circulam pelas ruas ao lado de tramways, bondes e linhas de metrô que cortam a cidade de norte a sul.

E Clarissa caminha em meio a tudo isso: passa pelo Big Ben, passeia pela Bond Street, vê os ônibus na Picadilly; é tocada pela dança das pessoas na metrópole. Na escrita de Virginia Woolf: “Nos olhos dos passantes, na sua pressa, no seu andar, na sua demora; no burburinho e vozearia; carros, autos, ônibus, caminhões, homens-sanduíches, bamboleantes e tardos; charangas; realejos; na glória e no rumor e no estranho aerocanto de algum avião sobre a sua cabeça, estava isto, que ela amava: a vida, Londres; aquele momento de junho”.

Como dizia Samuel Johnson, quem está cansado de Londres está cansado da vida. E Clarissa ama a vida; por isso, ama Londres. E aquele momento de junho, com seu frescor matutino, só ajuda a amá-la ainda mais.

 

Texto originalmente publicado no livro “Virginia Woolf” (Edições Companhia Zaffari, 2019). 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.813.334 visitas
%d blogueiros gostam disto: