Esportes

DROPS – Polêmica na Euro – Camiseta da Ucrânia

  • A poucos dias do início da Eurocopa (que devido à pandemia do coronavírus , teve de ser adiada para 2021), o lançamento de uma camiseta gerou polêmica, devido à conflitos geopolíticos envolvendo 2 países participantes do torneio.
  • A seleção ucraniana , cuja fornecedora de material esportivo é a espanhola Joma, apresentou as três versões da camiseta que será usada durante a Euro desse ano : a mais tradicional , amarela com detalhes em azul; uma azul com detalhes em amarelo e uma branca com detalhes em dourado.

  • A polêmica se deu por dois detalhes que fazem parte do design da camiseta : o primeiro é o mapa do país, que aparece discretamente estampado na camiseta. Na normalidade, isso não acarretaria grandes problemas e discussões no lançamento de camisetas esportivas. A problemática ficou por conta da inclusão da Criméia ao mapa da Ucrânia. Why Crimea is disputed? - YouTube
  • Por volta de 2013/2014 , a Ucrânia se viu imersa em manifestações por direitos civis , pancadaria generalizada e a destituição do então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich – que caiu ,mas levou o país junto, quando desistiu de assinar um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia ,alegando que preferia estreitar relações comerciais com a Rússia.
  • Desde então, o país encontra-se em uma crise econômica e interna – com direito a conflito armado na região de Donbass (que é vizinha à Rússia), com morte de civis, crescimento de movimentos neonazistas e sendo destino de mercenários de todos tipos e lugares. É estimado que mais de 13.000 pessoas morreram desde o início do conflito.
  • Para piorar a situação da Ucrânia, o país enfrenta um sério conflito geopolítico com a Rússia, país vizinho ao leste, que apesar da contrariedade da comunidade internacional , apoiou separatistas da região da Criméia e anexou a península em 2014.

Russia admits its constitutional changes are aimed at making return of  Crimea to Ukraine “impossible” - Russia admits its constitutional changes  are aimed at making return of Crimea to Ukraine “impossible” -  112.international

  • O outro detalhe controverso envolvendo o lançamento do novo uniforme da seleção ucraniana é a inclusão da expressão “Слава Україні! Героям слава!” perto da gola da camiseta. A frase significa “Glória à Ucrânia! Glória aos heróis“, e é uma famosa saudação nacional, criada por volta do início do século XX. A expressão chegou a ser proibida de ser usada durante os anos em que o país fazia parte da União Soviética – devido ao seu caráter nacionalista ucraniano – e atualmente é usada também com caráter patriota, sendo inclusive uma saudação do próprio exército ucraniano.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de texto que diz "тероям ероям слава!"

  • A Rússia, interpretando esses detalhes da camiseta como uma clara provocação, fez uma reclamação formal à UEFA, pedindo para que a seleção ucraniana modifique o uniforme antes do início da competição, tirando tanto o mapa que inclui a Criméia, quanto a frase patriota. 
  • A UEFA decidiu que a frase “Glória aos heróis” deve ser retirada, pois a considerou de cunho político, mas permitiu o uso de “Glória à Ucrânia“, pois considerou “como uma frase genérica e apolítica” e complementou : “Esta combinação específica de dois slogans é considerada claramente de natureza política, com um significado histórico e militarista”, afirmou a Uefa, que pediu a retirada da menção “Glória aos heróis”.
  • Com relação aos contornos do mapa que aparece na camiseta, a entidade europeia, no entanto, validou o contorno do mapa da Ucrânia que aparece na camisa, que inclui a Crimeia – anexada por Moscou em 2014 -, assim como territórios do leste, controlados por separatistas pró-Rússia, recordando que a forma corresponde às fronteiras do país reconhecidas internacionalmente.

Sobre Miss Lou Lou

Estudante de Direito. Gosto de música, seriados,tênis e de gatos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.798.021 visitas
%d blogueiros gostam disto: