Cinema

“O Senhor dos Anéis: a guerra dos Rohirrim”: o novo filme da série – em versão anime

A notícia do anúncio de “O Senhor dos Anéis: a Guerra dos Rohirrim” pegou os fãs da obra de J.R.R. Tolkien de surpresa. A ideia de se elaborar um filme baseado na obra imortal do escritor inglês, em formato anime, com uma narrativa que se passa antes da cronologia conhecida do livro, está gerando discussões acaloradas entre os fãs. Até aí, nada de anormal: todo fandom envolve esses debates. A questão é que muitos dos novos fãs de Tolkien – em particular, aqueles que não leram o livro ou não conhecem profundamente a mitologia da Terra Média – estão confusos. Do que se trata?

Os rohirrim são os habitantes de Rohan, reino da Terra Média governado pelo rei Théoden. Quem assistiu o filme lembrará da participação decisiva desse povo na batalha do Helm’s Deep. A guerra aludida no título do projeto se passa num período anterior, aproximadamente 200 anos antes do começo da narrativa de “O Senhor dos Anéis”. Muitos lembrarão do ressentimento entre os reinos de Gondor e Rohan, presente no filme. Em “A Guerra dos Rohirrim”, os reis de Gondor abandonam seus antigos aliados de Rohan à própria sorte.

Outra presença importante do anime será o Helm’s Deep, cenário importantíssimo do segundo filme da trilogia. Os roteiristas pretendem explorar a fundo os motivos pelos quais, séculos depois, o rei Théoden acredita piamente que o local os protegerá contra ataques das forças de Saruman.

É difícil saber o que esperar do novo filme. A narrativa promete: o cenário e as personagens de Rohan são uma fonte inesgotável de boas histórias. O formato anime pode servir bem a determinados tipos de adaptações, mas não necessariamente a uma história com fortes tinturas nórdicas e germânicas, como é o caso de “O Senhor dos Anéis”. Resta esperar e torcer.

 

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.796.874 visitas
%d blogueiros gostam disto: