Sem categoria

Conheça vários mascotes das Olimpíadas – de 1972 a 2020

  • Olimpíadas de 1972 – Munique

1972

O mascote das Olimpíadas de Munique foi Waldi, um cãozinho da raça Dachshund, popular na Alemanha. O mascote foi idealizado para representar os atributos requeridos para atletas – resistência, tenacidade e agilidade. Foi criado por Otl Aicher, um dos maiores designers gráficos alemães do século XX. A cabeça e cauda eram azuis e o corpo apresentava faixas com as outras cores olímpicas.

É o primeiro mascote oficial dos Jogos Olímpicos.

  • Olimpíadas de 1976 – Montreal

Amik é o mascote das Olimpíadas de 1976. Trata-se de um castor, escolhido por ilustrar o trabalho e, também, porque é um animal nativo do Canadá.

  • Olimpíadas de 1980 – Moscou

Misha, apelido russo de Mikhail é o mascote das Olimpíadas de Moscou realizadas em 1980 em Moscou, um ursinho  criado pelo ilustrador soviético Victor Tchijikov. O ursinho virou febre mundial, seua aparição nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, emocionou o mundo. Um dos momentos mais marcantes foi na cerimônia de encerramento, em que o ursinho apareceu chorando.

Misha foi um sucesso comercial, virou desenho animado e miniaturas do bichinho foram vendidas mundialmente.

  • Olimpíadas de 1984 – Los Angeles

A águia Sam é a mascote das Olimpíadas de Los Angeles, realizadas em 1984, escolhida porque a águia-de-cabeça-branca é símbolo nacional dos Estados Unidos. Foi desenhada por Bob Moore, artista que, durante anos, trabalhou na Disney – o que é perceptível nos traços de Sam, que lembram muito o Tio Patinhas.

  • Olimpíadas de 1988 – Seul

O tigrinho Hodori foi o mascote dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988. O aspecto amistoso remete à tradicional hospitalidade do povo sul coreano.

  • Olimpíadas de 1992 – Barcelona

Cobi foi o mascote oficial dos Jogos Olímpicos de 1992 disputados em Barcelona, Catalunha. Cobi é um cão da raça pastor catalão desenhado em estilo cubista inspirado na interpretação de Picasso da obra Las Meninas, de Velázquez. Cobi foi desenhado por Javier Mariscal. O mascote foi apresentado ao público em 1987. Seu nome foi derivado do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona (Coob). Assim como Misha, Cobi foi um sucesso comercial.

  • Olimpíadas de 1996 – Atlanta

Izzy foi a mascote dos Jogos Olímpicos de 1996, disputados em Atlanta, nos EUA. Criada em 1991, pelo designer gráfico John Ryan, foi apresentada no encerramento dos jogos de 1992 como “Whatizit” (nome baseado na frase “What’s it?“, O que é isso?). Isso porque a figura não remetia a qualquer animal ou tradição, sendo uma figura abstrata. Devido à baixa aceitação popular, a organização dos jogos solicitou que fossem realizadas algumas mudaças, o que foi feito e, em 1995, foi apresentada a versão final, conhecida como Izzy.

  • Olimpíadas de 2000 – Sydney

Sidney inovou e apresentou três masotes: Olly, Syd e Millie, representando animais típicos do país-sede da competição. Syd é um ornitorrinco, e representa o espírito de competição. Millie é uma equidna, outro animal típico do país, criada na intenção de representar uma mulher moderna. Suas principais características são a inteligência e a criatividade. Seu nome advém da palavra “Milênio”, numa referência ao fato de que os Jogos de Sydney foram os últimos do segundo milênio. Olly é uma kookaburra, ave típica australiana. Ela representa a amizade e a variedade de culturas, junto com o companheirismo e o espírito olímpico.

  • Olimpíadas de 2004 – Atenas

Athena e Phevos  foram as mascotes dos Jogos Olímpicos de 2004. Formam um casal de irmãos foi inspirado em bonecas de argila encontradas durante escavações na Grécia. Os nomes das mascotes representam os deuses gregos Atena e Apolo.

  • Olimpíadas de 2008 – Pequim

Fuwa é o grupo dos mascotes olímpicos das olimpíadas de Pequim, em 2008. Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini são seus nomes. Em inglês, são chamados The Friendlies (Os Amistosos) e em chinês usa-se o termo 福娃 (Fúwá, que quer dizer “Crianças de boa sorte”). Foram apresentados publicamente em 11 de Novembro de 2005, a 1.000 dias exactos do início dos Jogos.

  • Olimpíadas de – 2012 Londres

Wenlock e Mandeville são as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos de 2012. Representam duas gotas de aço, como representação da última viga de suporte do Estádio Olímpico.

  • Olimpíadas de – 2016 Rio de Janeiro

Vinícius foi o mascote oficial dos Jogos Olímpicos, e Tom foi o mascote oficial dos Jogos Paralímpicos de 2016. Vinícius representa a vida selvagem brasileira, enquanto Tom representa a vida vegetal brasileira. Os nomes homenageiam Vinicius de Moraes e Tom Jobim, os co-escritores de “Garota de Ipanema”.

  • Olimpíadas de 2020 – Tóquio

Veja nosso post especial sobre eles: Mascotes das Olimpíadas de Tóquio 2020

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.782.912 visitas
%d blogueiros gostam disto: