Esportes, Literatura, Livros

Duelo literário em Londres: para escoceses, Shakespeare é um “shite Rabbie Burns”

O clássico Escócia x Inglaterra desta última sexta-feira terminou em 0 x 0. O jogo válido pela Eurocopa teve com apresentação aguerrida dos escoceses e uma atuação abaixo do esperado por parte dos ingleses, que não souberam usar a vantagem de jogar em Wembley a seu favor.

A disputa anglo-escocesa nas ruas de Londres teve um componente literário: um grupo de torcedores da Tartan Army reuniu-se diante da estátua de William Shakespeare, em Londres, e iniciou um canto provocativo:

“A shite Rabbie Burns

You’re just a shite Rabbie Burns”

(tradução livre: “Você é apenas um Rabbie Burns de merda”)

 

O Rabbie Burns em questão é Robert Burns (Rabbie é o apelido de “Robert” no dialeto escocês), o poeta nacional da Escócia.

Robert Burns: 4 uncomfortable truths about the man celebrated the world over | The Scotsman

Robert Burns nasceu em Ayrshire, na Escócia, em 1759. Sua poesia de recorte nacionalista (era um firme defensor da Independência escocesa)  e popular (incluía crítica social e religiosa) faz parte da memória comum de todos os escoceses, que o citam frequentemente em discursos, textos ou celebrações. E seu trabalho atravessou fronteiras: a mais famosa de suas criações, “Auld lang syne”, foi popularizada mundo afora como canção natalina.

Em uma votação popular de 2009, Burns foi escolhido pelos seus compatriotas como o maior escocês de todos os tempos – vencendo até mesmo o líder independentista William Wallace, celebrado por Mel Gibson em “Coração Valente”. Uma glória e tanto. Mas não maior do que ser cantado a plenos pulmões pelos torcedores comuns após um jogo de futebol. Eis a maior prova de que Robert “Rabbie” Burns viverá para sempre.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.795.233 visitas
%d blogueiros gostam disto: