Esportes, Histórias do esporte

Pibe: o mascote da Copa América

Mascote da Copa América 2020 Pibe Pelúcia - Loja do Mascote Desde 2013

 

Quem está acompanhando a Copa América deve ter percebido a presença de um pequeno cãozinho nas transmissões. Trata-se de “Pibe”, o mascote oficial da competição realizada no Brasil.

“Pibe” é um vira-lata caramelo e tem pai argentino e mãe colombiana, representando a ideia original de realizar a Copa América nesses dois países. A ideia foi abortada – a Copa está sendo realizada no Brasil – mas a filiação do bichinho continua a mesma.

O nome do animalzinho faz referência à expressão espanhola para designar “menino”, comum a vários países vizinhos, e representa todos os cachorrinhos que invadem campos na América do Sul – uma marca registrada das competições em nosso continente.

Um exemplo famoso desses trepidantes eventos aconteceu durante a Copa do Mundo de 1962, no Chile. Na ocasião, um cachorro invadiu o campo durante a partida Inglaterra x Brasil, válida pelas quartas de final. Vários jogadores brasileiros e ingleses tentaram agarrar o bichinho, sem sucesso, até que o atacante inglês Jimmy Greaves teve uma ideia: resolveu imitar, ele próprio, um cachorro para atrair o invasor e tentar retira-lo de campo. Foi bem sucedido, como se pode ver no vídeo abaixo, e a encarnação “sixtie” de “Pibe” saiu da cancha:

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 4.782.912 visitas
%d blogueiros gostam disto: